PRAIAS DO RIO DE JANEIRO

 

As praias do Rio de Janeiro


O carioca não vive sem ter a praia por perto – seja para mergulhar, tomar sol, jogar bola ou simplesmente servir de cenário para caminhadas, corridas e pedaladas. Não é à toa que aos domingos, quando as pistas da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon ficam fechadas para os carros, é intenso o movimento de gente por todos os lados, deixando o asfalto, os quiosques e os calçadões tão concorridos quanto a areia

 

Zona Sul

 

Ipanema (3 dicas, 13 fotos)

ipanema

 

Ipanema

 

Uma das praias mais badaladas do Rio de Janeiro, Ipanema mantém a fama de eterna lançadora de moda e de movimentos culturais. O Posto 9 (como é chamada a área no entorno do posto de salvamento número 9) é o mais concorrido, reunindo gente de todas as tribos em pontos determinados – o público GLS se encontra em frente à Rua Farme de Amoedo, a juventude dourada bate ponto na altura da Joana Angélica e os modernos se dividem entre as ruas Vinícius de Moraes e Maria Quitéria. O calçadão, os quiosques e a ciclovia têm movimento o dia inteiro. Em frente à praia fica o arquipélago das Cagarras, acessível por passeios de barco que partem da Marina da Glória

 

 

Ipanema - Amor a primeira vista 

ipanemaAmo Ipanema desde o nosso primeiro encontro em 1994. Sinceramente não posso descrever com palavras o que eu sinto por ela. Só posso dizer que cada vez que estou no avião pronta para descer choro de tanta emoção que Ipanema significa para mim. É tudo, simplesmente acolhedora, quente, cheia de cor, amizade, etc. Um lugar lindo!

Praia copacabana

copacabana

Praias do Rio de Janeiro

As praias são o outro centro de atração mais importante do Rio e Janeiro, junto com o fabuloso monumento do Cristo Redentor e o Carnaval.

 

As mais conhecidas e visitadas tanto por turistas quanto por moradores do Rio de Janeiro são: Copacabana, Leblon, Prainha, Grumari, Arpoador, do Pepino, Barra da Guaratiba, da Barra da Tijuca, do Pepê, de Botafogo e do Flamengo.

 

Praia da Barra da Tijuca

barra da tijucaSua extensão, aproximadamente 18 km, a classifica como a maior Praia de todo o Rio. 

 
Suas águas são limpas e de cor verde, por causa da grande presença de boas ondas, é a Praia mais procurada por aqueles que praticam surfe, bodyboard ou windsurfe, e pesca à beira.  
 
Também conta com variados restaurantes, bares, quiosques, que a tornam na praia mais visitada pelos turistas.

Praia do Diabo

praia do diabo

Praia do Diabo 

Esta Praia localiza-se à esquerda da Pedra do Arpoador. É relativamente pequena, de mar aberto e rodeada de palmeiras.

 

Também conta com uma pequena praça anterior na descida da praia, onde é possível observar a paisagem bebendo um delicioso suco enquanto se espera os amigos ou a família.

 

Praia do Pepê

praia do pepe

Praia do Pepê 

Localiza-se no começo da Praia da Barra da Tijuca. Ali se reúnem numerosos visitantes dos mais diversos estilos. Também possui boas ondas para surfar.

 

Seu nome deve- se ao apelido de um moço muito apreciado em toda a zona que além de realizar múltiples atividades, também tinha sido campeão de Assa Delta. 

Por outra parte também tinha instalado nesta Praia um quiosque de comidas naturais, seus sanduíches se transformaram em uma moda gastronômica que depois se espalhou por todo o Rio de Janeiro.

 

Praia do Pepino

praia do pepino

Durante os fins de semana, dizem que o céu de São Conrado se enche de cores, formando um espetáculo que começa na rampa da Pedra Bonita e acaba na areia da praia do Pepino.  

 

Este espetáculo é nem mais nem menos a presença de uma grande variedade de Assas Deltas e parapentes de numerosos esportistas que procuram cumprir com um novo desafio, ou talvez simplesmente uma nova vista da maravilhosa Rio.

Praia de Ipanema

praia de ipanema

Na Praia de Ipanema destacam-se além de sua beleza natural, os prédios bem modernos, excelentes restaurantes da melhor categoria, e bares famosos como o bar "Garota de Ipanema".  
 
Esta denominação deve-se ao nome da canção homônima de Vinícius de Moraes, canção que tornou famosa esta praia no mundo inteiro. Sua vida noturna é freqüentada pela alta sociedade carioca, mas o barulho é muito menor do que em Copacabana.
 
A Praia de Ipanema mesmo sendo a mais sofisticada, cara, e visitada pelas pessoas de maior renda, é também a mais segura e limpa. Como particularidade destaca-se que a praia localizada frente à Rua Farme de Amoedo é a preferida dos gays.  
 
Nesta Praia convém estar atento, pois as ondas costumam ser grandes e a ressaca perigosa. Por isso recomenda-se aos banhistas nadar unicamente onde nadam os moradores.

Praia Botafogo

botafogo

 

Esta Praia é considerada um dos pontos preferidos para realizar todo tipo de shows e espetáculo de vibrante ressonância e alegria espalhada por toda a beira.

 De Botafogo podemos ter uma muito boa vista tanto do Corcovado quanto do Pão de Açúcar, é uma praia essencialmente urbana, mas também muito poluída, de mar calmo e ideal para a prática de esportes de vela.

Praia Leblon 

leblon

O bairro Leblon, foi fundado em 1894, e a partir daí, é um dos mais conhecidos de todo o Rio de Janeiro. Localiza-se na Zona Sul da cidade, e possui um charmoso litoral.  
 
A Praia de Leblon é junto com Ipanema e Copacabana, uma das mais conhecidas, pois seu bairro figura entre os principais pontos turísticos da cidade, tanto para turistas brasileiros quanto internacionais. O ano inteiro os turistas visitam sua praia e seu bairro.

 

O bairro localiza-se entre o Morro Dois Irmãos e o canal que conecta a Lagoa Rodrigo de Freitas com o mar. O passeio de pedestres é muito freqüentado, especialmente aos domingos.  
 
A Praia começa depois do Canal do Jardim de Alá, o mesmo que a separa da praia de Ipanema. Sua extensão é de aproximadamente 1.3 km, e de areia branca e grandes ondas.